Seguidores

sábado, 9 de março de 2013

Doenças mais comuns do rebanho leiteiro



Mastite/ mamite.
Tristeza Parasitária Bovina (babesiose/ anaplasmose).
Brucelose.
Tuberculose.
Febre aftosa.
Leptospirose.
Clostridioses.
Doenças de casco.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Raças e cruzamentos para a boviniculura de leite



  • Raças européias especializadas como a Holandesa, a Parda-Suiça e a Jersey
  • Raças zebuinas leiteiras, como a Gir e a Guzerá;
  • Vacas mestiças, resultantes do cruzamento de raças europeias com raças zebuinas, em vários graus de sangue.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Fatores que afetam a composição do leite

      A composição do leite é afetada por diversos fatores, os quais incluem idade, raça, estágio de lactação, genética, procedimento de amostragem do leite, doenças e nutrição. Essa composição, especialmente o seu teor de gordura, pode ser ampla e rapidamente alterada por meio de mudança na dieta fornecida.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Principais Fatores para iniciar uma produção de leite


         

   A infra-estrutura de qualquer propriedade destinada à produção de leite consiste em um conjunto de características próprias e únicas, cujos fatores a serem considerados devem ser avaliados de forma global e interativa, quanto à disponibilidade dos recursos produtivos: terra, capital e mão-de-obra. Este procedimento é essencial para o sucesso na atividade, quer seja ao iniciar, ao reestruturar ou ao promover uma expansão no sistema de produção.
     Deste modo, a implementação de um sistema de produção de leite requer uma caracterização apropriada da propriedade para que se possa planejar sua estrutura física, dimensionar o rebanho a ser explorado, estabelecer metas agronômicas, zootécnicas e econômicas, e preconizar a tecnologia para o manejo animal e a produção de alimentos, assim como estabelecer a rotina de trabalho para usar no sistema de produção escolhido.